Sucesso indiscutível nas academias de todo o mundo a partir nos anos 90, em boa parte devido ao método de exercícios criado pelo sul-americano Johnny G. Spinning, as bicicletas ergométricas seguem até os dias atuais como um dos equipamentos de ginástica preferidos por aqueles indivíduos que buscam emagrecer ou simplesmente manter a forma, mas que não dispõem de muito tempo para exercícios.

bicicleta-ergometrica-emagrece-mesmo
Apesar das polêmicas quanto à sua eficácia em relação à perda de calorias e consequente emagrecimento, é praticamente um consenso entre os especialistas à utilidade das bicicletas ergométricas para a manutenção da capacidade respiratória, regularização do sistema circulatório e da saúde geral de um indivíduo.
Não sendo, porém, demais atentar para algumas situações que podem comprometer a eficiência do seu uso, bem como, as consequências e perigos da sua má utilização.

As bicicletas ergométricas ajudam a emagrecer?

bicicleta-ergometrica-emagrece-mesmo-ajudam-a-emagrecer

O uso da bicicleta ergométrica, principalmente, em relação à sua capacidade de fazer um indivíduo comum emagrecer, tem sido alvo de muita polêmica nos últimos tempos, principalmente entre adeptos das corridas ao ar livre e dos que optam por exercícios em casa e em academias.
Porém, a opinião de médicos e especialistas em fitness é que trata-se de uma realidade o poder de emagrecimento desse tipo de exercício, pois, segundo os mesmos, em apenas 1 hora de pedaladas um indivíduo pode perder entre 300 e 400 kcal, a depender da frequência e intensidade com que o exercício é praticado.
Apesar desse seu poder de emagrecimento ser menor que o das corridas tradicionais (onde o indivíduo chega a queimar até 700 kcal no mesmo período), são ideais para quem deseja começar na prática de exercícios físicos, pois causam bem menos impacto nos joelhos, costas e tornozelos; além do conforto de poder ser utilizado em qualquer horárioe sob qualquer condição climática.

Como utilizar a bicicleta ergométrica?

Para os indivíduos que pretendem emagrecercuidar do seu condicionamento físico ou da sua saúde geral, alguns cuidados com relação ao seu uso devem ser observados para a obtenção de resultados mais satisfatórios.
O recomendado é que se tenha atenção quanto ao posicionamento do assento, que não pode ser muito baixo e nem muito alto. A altura ideal é aquela em que você consegue tocar no pedal mais baixo da bicicleta sem forçar demais o corpo para alcançá-lo.
Deve-se também manter uma postura ereta, com o guidão numa distância confortável do seu corpo e um ritmo constante das pedaladas principalmente para os iniciantes, a fim de ir se adaptando aos poucos; além de fazer a manutenção periódica do equipamento para o seu uso em condições ideais.

Dicas práticas para a obtenção de melhores resultados

bicicleta-ergometrica-emagrece-mesmo-dicas

A primeira coisa que se deve ter em mente com relação ao uso da bicicleta ergométrica, seja para fins de emagrecimento ou para o simples condicionamento físico, é que sua prática deve ser limitada inicialmente a 20 ou 25 minutos por dia, 4 vezes por semana.
A partir do 2º mês, o ritmo pode ser mais intenso, com exercícios de 1h por dia, 5 vezes por semana; já podendo alternar o ritmo das pedaladas (rápido por um tempo e devagar depois; durante esse período de 1 hora).
Além disso, deve-se ajustar o peso da bicicleta entre quatro e seis (o peso ideal para forçar adequadamente os músculos) até que o praticante, devidamente acompanhado de um personal trainer, esteja apto a pedalar uma carga superior.
Nunca sendo demais lembrar que, assim como em outras atividades, é imprescindível uma sessão de alongamentos antes e depois dos exercícios com uma bicicleta ergométrica; além de uma consulta médica geral antes de começar a prática.
Agora é importante que nos diga se esse artigo de alguma forma lhe foi útil, e para fazer isso, deixe um comentário logo abaixo com as suas impressões.