Você sempre ouve dizer que comer arroz integral faz bem, que é melhor que o branco, etc. Mas você sabe as diferenças entre eles? Você sabe por que o arroz integral é melhor que o branco?
Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Arroz Branco

É o tipo de arroz mais consumido no Brasil. Ele passa por um processo que sobra apenas o endosperma, que é o amido. O produto final tem coloração esbranquiçada.
O arroz branco, ou seja, o arroz polido passa por um processo que remove a casca, o germe e, consequentemente, muitos de seus nutrientes. O polimento muda a aparência, suaviza o sabor e amacia os grãos. Esse arroz também recebe a adição de ferro e vitaminas durante o processo de polimento. O branco é rico em carboidratos e pobre em proteína.
O arroz branco polido apresenta redução na concentração da maioria dos nutrientes, afetando significativamente as características nutricionais.
Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Arroz Integral

O arroz integral é o grão descascado não-polido, e portanto, preserva os nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo.


Novo Ebook Ensinando 45 Dicas infalíveis para emagrecer com saúde. 

E-mail:        




O integral possui proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B e fibras. A parte do grão com a maior quantidade de nutrientes é preservada. Isso faz com que o sistema gastrointestinal seja estimulado, além de aumentar o período de saciedade. O produto final tem um tom mais escuro.

Uma Ajuda no Emagrecimento: Índice Glicêmico Menor

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral
Uma diferença pouco mencionada entre o arroz integral e o branco é o índice glicêmico. O arroz integral possui um índice glicêmico menor, o que faz que seja convertido em açúcar no sangue em uma velocidade muito menor que o arroz branco. Isso, além de outras vantagens, faz com que a saciedade dure por muito mais tempo, tornando o alimento integral um poderoso aliado no emagrecimento.

Vantagens do Arroz Integral

  • Diminui os problemas intestinais como a constipação;
  • Melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos;
  • Protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1 (que é praticamente ausente no arroz branco);
  • Melhora o metabolismo da contração muscular;
  • Aumenta a saciedade.
Quanto ao valor calórico destes alimentos, não há grandes diferenças: enquanto 100 gramas de arroz branco possui 128kcal, a mesma quantidade de arroz integral possui 124kcal. Porém, nunca podemos levar em consideração somente o valor calórico dos alimentos: devemos lembrar que o arroz integral é um alimento rico em fibras, que além de favorecer o funcionamento intestinal, pode trazer outros benefícios para a saúde.
Se você consome arroz branco e tem dificuldade de introduzir o arroz integral na sua dieta, a dica é: comece a comer o integral aos poucos.
Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral

Dica para o Arroz Integral

Antes de fazer o arroz integral, é preciso deixar de molho, no mínimo 6 horas. Isso vai deixa-lo mais macio e seu cozimento ficará mais rápido. Além disso, o ácido fítico é neutralizado e os nutrientes prevalecem. Coloque o arroz de molho e adicione duas colheres de vinagre. Se não deixar de molho, é preferível comer o arroz branco: O ácido fítico pode ser prejudicial à saúde.
Deixar de molho permite que enzimas, lactobacilos e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Deixar de molho é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar seus benefícios nutricionais.
Para introduzir o integral na sua dieta, no início você pode misturar um pouquinho do integral no seu arroz branco. Outra dica é misturar o arroz integral a outros ingredientes; fazer um mix, por exemplo: depois que terminar de cozinhar o arroz integral, em outra panela refogue alho, cebola, acrescente peito de frango desfiado, cenoura, alho poró, vagem; enfim: abuse da criatividade!

Novo Ebook Ensinando 45 Dicas infalíveis para emagrecer com saúde. 

E-mail: